Cirurgia e Procedimentos

Segurança e eficiência

Temos uma equipe altamente capacitada, atendimento humanizado para cuidar da sua saúde como precisa e merece.

A colonoscopia é um exame pouco invasivo que tem a finalidade de avaliar o intestino grosso e a parte final do intestino delgado. para a sua realização é utilizado um aparelho flexível introduzido através do ânus com a utilização de anestésico local. Na maior parte dos pacientes é realizada uma sedação, para tornar o exame mais confortável. Pode ser realizado em ambiente ambulatorial ou hospitalar, sendo o fator determinante do local a idade e condições clínicas do paciente.

A polipectomia é a remoção completa de um pólipo permitindo assim o diagnóstico exato e muitas vezes a cura do próprio problema. Existem várias técnicas para a realização do procedimento que dependem do tamanho e do tipo de pólipo a ser ressecado.

A polipectomia é a remoção completa de um pólipo permitindo assim o diagnóstico exato e muitas vezes a cura do próprio problema. Existem várias técnicas para a realização do procedimento que dependem do tamanho e do tipo de pólipo a ser ressecado.

A biópsia do útero é um exame de diagnóstico utilizado para identificar, em laboratório, possíveis alterações no tecido de revestimento do útero que possam indicar crescimento anormal do endométrio, infecções do útero e, até, câncer.

Neste procedimento, uma amostra de tecido da área suspeita é removida e encaminhada para análise de um patologista. O patologista é o médico especializado no diagnóstico de doenças por meio da análise de tecidos com um microscópio.

Consiste na destruição de um tecido ou coagulação do sangue por meio de métodos químicos, utilizando frio (criocauterização), calor ou alguma substância cáustica (por exemplo, um ácido).

O procedimento é relativamente simples, causa pouca ou nenhuma dor e possui poucos efeitos colaterais. Compreenda o que a espera e converse com o médico para descobrir a melhor hora e o melhor método para remover o DIU.

O procedimento para retirar o pólipo do útero é simples, dura cerca de uma hora, normalmente sem anestesia geral, e o tempo médio de internamento hospitalar pode ser de até dois dias, dependendo da quantidade e tamanho dos pólipos que precisam ser retirados e também da idade da paciente.

Esta cirurgia proporciona redução da hipertonia e com isso, melhora-se a irrigação sanguínea da fissura, favorecendo sua cicatrização.

É uma cirurgia plástica que tem por objetivo diminuir os pequenos lábios vaginais, estruturas que protegem a entrada da vagina. Além disso, os pequenos lábios também tem a função de proteger a vagina.

É um procedimento cirúrgico realizado por dentro da vagina e do canal do colo uterino utilizando uma fina ótica que permite visualizar a cavidade uterina e identificar e tratar doenças existentes do útero. Existem dois tipos de histeroscopia: diagnóstica e cirúrgica.

Pode ser realizada de forma ambulatorial e tem como objetivo visualizar a parte interna do útero. Uma câmera fina é introduzida dentro do colo uterino, e a anestesia é local. Caso sejam encontradas alterações e disfunções, é recomendada a histeroscopia cirúrgica. A indicação é que a mulher evite relações sexuais por 24 horas após o procedimento.

É a cirurgia em que se substitui a conjuntiva doente por um enxerto de conjuntiva saudável, que pode ser do mesmo paciente, ou de outro paciente compatível.

Refere-se a sutura das pálpebras . Este procedimento é realizado na plástica das pálpebras e em vários procedimentos cirúrgicos realizados nas mesmas.

A cirurgia de calázio consiste numa pequena intervenção cirúrgica. Habitualmente, a operação é efetuada sob anestesia local que dura entre 5 a 10 minutos. A cirurgia de calázio não deixa cicatriz, pois é efetuada, normalmente, pela parte interna da pálpebra.

A cantoplastia é um tipo específico de procedimentos de cirurgia plástica utilizada para bloquear pálpebra inferior de um paciente. Qualquer modificação cirúrgica das pálpebras. Este procedimento, também conhecido como suspensão retinacular inferior geralmente altera permanentemente a forma do olho.

A endoscopia digestiva é um exame que analisa a mucosa do esôfago, estômago e o duodeno (primeira parte do intestino delgado). Ela é feita usando um tubo flexível (endoscópio) que tem na ponta um chip responsável por capturar as imagens do sistema digestivo como uma câmara.

As lesões mais frequentes que envolvem a superfície da cúpula transparente na superfície frontal do olho (córnea) são escoriações (abrasões) e corpos (objetos) estranhos. Os corpos estranhos que entram na córnea deixam abrasões após serem removidos. A maior parte destas lesões é pouco grave.

É a retirada de lesões palpebrais, benignas ou malignas. Pode ser via transconjuntival ou cutânea, de acordo com a recomendação médica. O procedimento é ambulatorial, com uso de anestesia local, sem a necessidade de internação hospitalar. Recomenda-se como cuidado pós-operatório o repouso por poucos dias (a critério médico), até melhora do desconforto pós-operatório e o uso da medicação prescrita.

A facectomia para o implante de uma lente intraocular é um procedimento cirúrgico para cura da catarata. A catarata é uma das mais comuns doenças nos olhos. Trata-se da opacidade do cristalino. A cirurgia é realizada sem necessidade de internação e com anestesia local.

É uma cirurgia frequentemente indicada para pacientes portadores de obstrução baixa da via lacrimal e basicamente consiste em produzir uma nova via de escoamento da lágrima. Essa cirurgia pode ser realizada por via externa, através de um pequeno corte na pele realizado na base do nariz ou pode ser realizada via endoscópica (por dentro do nariz); ambas demonstram um elevado índice de sucesso.

Conjuntiva é a camada transparente com pequenos vasos sanguíneos que recobre o globo ocular. Sutura conjuntival é a reconstituição da superfície através de pontos em casos de lesão ou cirurgia.

A cirurgia de pálpebras é um procedimento de cirurgia plástica com o objetivo de corrigir o problema de pele em excesso e as bolsas que se formam nas pálpebras – sinais de envelhecimento facial. Ela ajuda o paciente não só a nível estético como também em nível de desconforto nas vistas causado pelo excesso de pele nas pálpebras.

Os xantelasmas podem ser tratados por meio de cirurgia da pele, com remoção e sutura sob anestesia local; mas também com técnicas destrutivas, usando ácidos, laser ou eletrocoagulação.

O BERA não necessita de preparo e é um procedimento não invasivo que não causa dor, no entanto pode ser necessário que a criança seja sedada, pois qualquer movimento pode interferir no resultado do exame, já que é um exame muito sensível.

A Biópsia é um exame invasivo que serve para analisar a saúde e a integridade de diversos tecidos do corpo como pele, pulmão, músculo, osso, fígado, rim ou baço. O objetivo da biópsia é observar qualquer mudança, como alteração da forma e do tamanho das células, sendo útil até mesmo para identificar a presença de células cancerígenas e outros problemas de saúde.

É um teste de curta latência utilizado para medir os potenciais elétricos da orelha interna, evocados por estimulação sonora. Avalia de forma objetiva a fisiologia coclear e o nervo coclear. E um exame indolor, realizado através da colocação de um eletrodo peri – timpânico.

Tratamento para fissura anal, trata-se da secção parcial das fibras do esfincter interno diminuindo assim sua hipertonicidade. A técnica mais vezes utilizada é a esfincterotomia lateral interna que, produzindo um alívio imediato da dor, leva a uma cicatrização da fissura em duas semanas sem grande desconforto no pós operatório.

O tratamento cirúrgico pode ser a retirada da fissura (fissurectomia) com ou sem a secção da parte mais superficial do esfíncter (esfincterotomia) ou somente o relaxamento. O índice de sucesso é bastante satisfatório.

A fístula anal é uma ferida que se forma entre o final do intestino e a pele do ânus, criando um pequeno túnel que provoca sintomas como dor, vermelhidão e sangramento pelo ânus. Para tratar este problema, e evitar complicações como infecção ou incontinência fecal, no qual o médico faz um corte sobre a fístula para expor todo o túnel entre o intestino e a pele, remove o tecido lesionado do interior da fístula e coloca um fio especial dentro da fístula para promover a sua cicatrização. No final do processo, o resultado é bem satisfatório.

Este procedimento interrompe o fluxo sanguíneo associado à retração do mamilo hemorroidário, melhorando o sangramento e diminuindo a exteriorização deste através de uma banda elástica.

O tratamento pode consistir no uso local de medicamentos específicos que promovem a cauterização química, ou por meio da eletrocauterização, crioterapia (destruição das lesões com nitrogênio líquido), laser ou cirurgia convencional em casos de câncer instalado.

Cateterismo vesical consiste na introdução de um cateter estéril através da uretra até a bexiga, com o objetivo de drenar a urina. Deve-se utilizar técnica asséptica no procedimento a fim de evitar infecção urinária.

Possibilita a visibilização ótica dos segmentos uretrais e da bexiga.

Procedimento cirúrgico para retirada de lesões de pele. Utiliza-se o aparelho de rádio frequência para destruir o tecido afetado.

Consiste na coleta de material nas lesões HPV induzidas, clínicas e subclínicas. Esse procedimento é realizado com anestesia local e, em sua grande maioria, o tratamento pode ser realizado ao mesmo tempo (cauterização química, por eletrocautério ou laser).

É um procedimento simples baseado da não necessidade de internação, rápido retorno a suas atividades cotidianas e de poder ser feito apenas com o uso de anestesia local .

O procedimento cirúrgico baseia-se na exérese parcial ou total da lesão, retirando-se amostra significativa, que abrange tecido doente e sadio.

É o tratamento cirúrgico para reduzir a inflamação do escroto por causa de um cisto fluido em torno do testículo, chamado hidrocele, que pode evoluir para uma hérnia inguinal. A operação sob anestesia geral consiste em fazer uma incisão para remover a pele do testículo e acessar o cisto. Uma vez que o cisto esteja acessível, são realizadas uma ou mais punções para remover o fluido. Em seguida, o escroto é reconstruído e parede muscular da virilha é suturada.

O freio balanoprepucial consiste em uma prega de pele de formato triangular, situado na porção inferior da glande peniana. Neste caso, uma cirurgia plástica pode ser realizada, e tem duração de no máximo 20 minutos. Não é necessário realizar suspender as atividades diárias após o procedimento, somente higiene diária e repouso sexual de pelo menos 30 dias, para uma boa cicatrização.

A ressecção endoanal convencional apresenta baixo índice de complicações. Apesar do local do adenoma ser relativamente frequente, pode ser tratada por ressecção endoanal ou endoscópica, na maioria dos casos.

Postectomia é uma cirurgia para retirar o excesso de pele que reveste a parte de cima do pênis.

Retossigmoidoscopia é um exame indicado para visualizar alterações ou doenças que afetam a porção final do intestino grosso. Para a sua realização é introduzido, através do ânus, um tubo que pode ser flexível ou rígido, com uma câmera na ponta, capaz de detectar lesões, pólipos, focos de sangramento ou tumores, por exemplo.

A varicocele é a dilatação das veias do cordão espermático, ou seja, são as varizes escrotais que elevam a temperatura testicular e podem provocar a infertilidade. É uma microcirurgia e, como tal, há necessidade de uso de microscópio, realizada por microcirurgião habilitado e dotado dos instrumentos específicos. É feita com o paciente sob anestesia geral e pode durar até duas horas.

Vasectomia é um procedimento cirúrgico que interrompe a circulação dos espermatozoides produzidos pelos testículos e conduzidos através do epidídimo (tubo em forma de novelo que se localiza na parte superior dos testículos) para os canais deferentes que desembocam na uretra.